This site uses cookies to optimise your browsing experience.

ACCEPT
EngIQ Logótipo
Candidaturas

Quando teve início o EngIQ?

O EngIQ teve o seu início no ano letivo 2009/2010.


Quando irá abrir o próximo concurso?

O edital de abertura será disponibilizado durante o mês de agosto e até 21 de setembro de 2022.


Qual será o período de entrega de candidaturas ao programa doutoral?

As candidaturas poderão ser realizadas a partir da publicação do edital até 21 de setembro de 2022.


Quem pode candidatar-se ao EngIQ?

  • Cidadãos nacionais ou cidadãos de outros Estados membros da União Europeia;
  • Cidadãos de Estados terceiros;
  • Apátridas;
  • Cidadãos beneficiários do estatuto de refugiado político;
  • Licenciados ou mestres na área da Engenharia de Química ou em áreas consideradas afins.

No caso de graus académicos atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras e, por forma a garantir a aplicação do princípio da igualdade de tratamento a candidatos que detêm graus académicos estrangeiros e nacionais, é obrigatório o reconhecimento desses graus e a conversão da respetiva classificação final para a escala de classificação portuguesa.

Deve ainda ser notado que os candidatos não podem ter beneficiado anteriormente de uma bolsa de doutoramento ou de doutoramento em empresas diretamente financiada pela FCT, independentemente da sua duração.


Quais os documentos necessários para realizar a candidatura ao EngIQ?

O candidato deverá fornecer os seguintes documentos:

  • Elementos do bilhete de identidade/cartão de cidadão/passaporte;
  • Curriculum vitae do candidato;
  • Certificados de habilitação dos graus académicos detidos. Estando em fase de conclusão de mestrado, deverá apresentar as classificações obtidas em todas as unidades curriculares realizadas no mestrado e declaração de compromisso de honra em como concluirá o grau de mestre até ao início do período de inscrições no programa doutoral, indicando uma previsão da média do mestrado;
  • Carta de motivação;
  • Cartas de Recomendação (mínimo 1 e máximo 2).

Todos os documentos associados à candidatura deverão ser redigidos em língua portuguesa ou em língua inglesa.


Dada a natureza do programa, que tipo de bolsa FCT está associada ao programa doutoral? Trata-se de uma Bolsa de Doutoramento em Empresas (BDE)?

Sim, a bolsa é do tipo BDE e o financiamento da bolsa está 100% a cargo da FCT.


Para além da bolsa FCT, que contempla o subsídio mensal de manutenção, haverá o pagamento de algum vencimento adicional ou subsídio de ajuda por parte das empresas?

Não, os bolseiros de doutoramento irão usufruir da bolsa da FCT no valor de €1,144.64 mensais (valor de 2022). Para mais informação, consulte o seguinte link da FCT sobre este tópico: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores


Quando é que os estudantes de doutoramento/bolseiros devem requerer a renovação das bolsas?

O pedido de renovação de bolsa deve ser realizado até 60 dias antes da data de renovação da bolsa.


O 1º ano de doutoramento contempla apenas aulas não presenciais? Ou será necessário o bolseiro estar na empresa associada ao tema de doutoramento durante o 1º ano?

Decorrerão aulas às sextas (16:00-20:00) e sábados (09:00-13:00) recorrendo a plataformas de ensino à distância. No entanto, os bolseiros irão começar a trabalhar no plano de tese logo no 1º ano, o que poderá incluir visitas/estadias na empresa.


Os candidatos podem candidatar-se a mais do que um tema? E se o candidato for selecionado, quando é que este fica a saber a que tema foi atribuído?

Os candidatos indicam na carta de motivação até 3 temas, por ordem de preferência, justificando brevemente as suas escolhas. Cada candidato selecionado saberá qual o tema atribuído antes do início do programa e após a fase de entrevistas. Durante o primeiro ano realizará a parte curricular que inclui trabalhos relacionados com o desenvolvimento do projeto de tese.


É necessário o candidato ter concluído o mestrado no momento de candidatura?

No caso de não ter terminado o mestrado, o candidato deverá submeter o certificado de licenciado e enviar as classificações obtidas nas unidades curriculares do mestrado já concluídas e uma declaração de compromisso de como terminará o mestrado até ao início do período de inscrições no programa doutoral, bem com a previsão da média do mestrado. Esta informação será valorizada durante o processo de seleção.


Qual a duração do doutoramento?

O doutoramento tem uma duração mínima de 3 anos, sendo que a maior parte dos doutoramentos tem uma duração de 4 anos.


Existe alguma apresentação sobre o EngIQ disponível para consulta?

Em Junho de 2022 foram realizadas duas Sessões Informativas EngIQ, nas quais foi feita uma apresentação geral do programa – disponível aqui. Será disponibilizada brevemente uma gravação destas sessões.


Universidade de Aveiro
Universidade de Coimbra
Universidade de Lisboa
Universidade Nova de Lisboa
Universidade do Porto